Contribuindo para o aumento da obesidade e taxas de diabetes tipo 2

Globalmente, as taxas de obesidade e diabetes estão aumentando. As bebidas açucaradas, como os refrigerantes, são uma das principais fontes de açúcar livre nas dietas. O consumo regular de bebidas açucaradas está associado a riscos aumentados de problemas de saúde ao longo da vida, incluindo sobrepeso e obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.  Aqui estão alguns fatos importantes:

• O diabetes tipo 2 é uma das ameaças globais à saúde que mais cresce, com um número estimado de 537 milhões de adultos vivendo com diabetes hoje e 246 milhões a mais de adultos projetados para viver com diabetes até 2045. Desde 1990, a obesidade mais do que dobrou entre os adultos e quadruplicou entre crianças e adolescentes.

• Para a maioria das crianças e adolescentes, um refrigerante de 355 ml os colocará acima das calorias diárias recomendadas de açúcares livres. Em países sem impostos sobre bebidas açucaradas, um refrigerante típico de 500 ml contém 53 gramas (13 colheres de chá) de açúcar livre. Beber apenas uma dessas bebidas coloca a maioria dos adultos e crianças acima do limite diário recomendado.

• Para cada aumento de 250 ml na ingestão diária de bebidas açucaradas, o risco de obesidade aumenta em 12%, o risco de diabetes tipo 2 aumenta em 19%, o risco de doenças cardiovasculares aumenta em 13% e o risco de mortalidade por todas as causas aumenta em 5%.

• Um estudo global com adultos em 75 países descobriu que um aumento de 1% no consumo de refrigerantes estava associado a cerca de 5% mais adultos com sobrepeso, 2% mais adultos obesos e 0,3% mais adultos com diabetes.

Exigindo uma enorme quantidade de plástico para engarrafar produtos

A Grande Indústria de Refrigerantes utiliza uma enorme quantidade de plástico para engarrafar suas bebidas açucaradas. A fabricação, transporte e descarte de garrafas plásticas geram uma grande pegada de carbono; bilhões de garrafas que não são recicladas acabam em incineradores, aterros ou poluindo nosso meio ambiente e vias navegáveis. Aqui estão alguns dados-chave:

De acordo com uma análise da poluição global por plástico, a Coca-Cola é a maior poluidora de plástico, seguida pela PepsiCo, Nestlé, Danone e Altria.

Aproximadamente 21 a 34 bilhões de garrafas plásticas de bebidas não alcoólicas estão poluindo o oceano a cada ano. As garrafas provêm principalmente dos refrigerantes carbonatados e água.

Apesar dos compromissos de aumentar o volume de bebidas vendidas em embalagens reutilizáveis, tanto a Coca-Cola quanto a PepsiCo aumentaram o uso de embalagens plásticas em 2022. A Coca-Cola aumentou suas embalagens plásticas em mais de 6%, ou 206.000 toneladas métricas, para 3,43 milhões de toneladas métricas de embalagem plástica anual, e a PepsiCo aumentou suas embalagens plásticas em 4%, ou 100.000 toneladas métricas, para 2,6 milhões de toneladas métricas.

Se a Coca-Cola cumprir seu compromisso de reutilização até 2030, ela poderá eliminar o equivalente cumulativo de mais de 100 bilhões de garrafas plásticas de uso único de 500 ml e evitar que até 14,7 bilhões de garrafas plásticas entrem em nossas vias navegáveis e mares.

Direcionando o marketing para crianças e adolescentes

Apesar das promessas voluntárias da Grande Indústria de Refrigerantes de não fazer marketing para crianças, suas ações contam uma história diferente. A Grande Indústria de Refrigerantes patrocina esportes de elite que as crianças assistem, bem como equipes esportivas juvenis, ligas e torneios.  As empresas de bebidas açucaradas realizam campanhas relacionadas ao esporte voltadas para os jovens e usam programas de desenvolvimento físico e esportivo para alcançar ese público. Essas práticas servem como prática de "responsabilidade social corporativa" e desviam a culpa das crescentes taxas de obesidade para a falta de atividade física individual em vez das bebidas açucaradas. Aqui estão alguns dados importantes:

• O marketing da Coca-Cola utilizou personagens, como os ursos polares e outros mascotes que são atraentes para as crianças, incluindo promoções relacionadas ao esporte, bem como endossos de atletas esportivos, uma tática comum usada pelas empresas de bebidas açucaradas.

• A marca Mtn Dew da PepsiCo foi a número 1 em anúncios de bebidas açucaradas vistas por adolescentes nos EUA em 2018. Os adolescentes negros viram quase três vezes mais anúncios de marca do que os adolescentes brancos. A Mtn Dew usou campanhas vinculadas a esportes como skateboarding e snowboarding e com atletas profissionais, especialmente jogadores da NBA, endossando a Mtn Dew.

• Durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016, a Coca-Cola realizou uma campanha publicitária para convencer adolescentes e mães de que suas bebidas açucaradas eram saudáveis. A empresa utilizou influenciadores, incluindo atletas olímpicos, para alcançar os adolescentes. A campanha supostamente alcançou 21 milhões de adolescentes e mirou com precisão 88% deles.

• Em 2015, as crianças nos EUA assistiram a transmissões associadas a 10 organizações esportivas mais de 412 milhões de vezes. Quatro em cada dez bebidas não alcoólicas mostradas através de mensagens de patrocínio eram refrigerantes regulares com calorias completas, enquanto duas em cada dez eram refrigerantes dietéticos.

• Na Austrália, nove em cada dez empresas que patrocinam o desenvolvimento de esportes juvenis promoveram alimentos não saudáveis, incluindo a marca de refrigerantes Schweppes da Keurig Dr Pepper. Na Índia, a Coca-Cola conduz um programa de críquete para menores de 16 anos para jogadores de críquete de 12 a 16 anos e patrocina um torneio chamado Copa Coca-Cola U-16 de Críquete.

Junte-se ao movimento para expulsar a Big Refri dos esportes!

Assine esta petição para solicitar ao COI que encerre o acordo de patrocínio da Coca-Cola e a se comprometer apenas com parcerias que se alinhem aos valores olímpicos. Ajude-nos a dar esse passo importante para expulsar a Big Refri dos esportes.

Data Privacy Policy

Petição

Para: O Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitês Olímpicos Nacionais, Ministérios Nacionais da Saúde e do Esporte

Assunto: Expulse a Grande Indústria dos Refrigerantes das Olimpíadas!

Prezado Comitê Olímpico Internacional

As bebidas açucaradas prejudicam a saúde das pessoas e o nosso planeta. Ao aceitar bilhões da Coca-Cola para patrocinar os Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) endossa implicitamente um mundo onde os danos à saúde e ao meio ambiente são "maquiados pelo esporte", minando os compromissos de usar o esporte para criar um mundo melhor. Isso inclui os seguintes pontos:

• Prejudicar à saúde. As bebidas açucaradas são um dos principais fatores para o aumento das taxas de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Com o patrocínio contínuo da Coca-Cola, como o COI pretende cumprir seu compromisso com a OMS de promover uma sociedade saudável por meio do esporte e promover o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (“Boa saúde e bem-estar”) e prevenir doenças não transmissíveis?

• Prejudicar o meio ambiente.
A poluição plástica, as emissões de carbono e o esgotamento da água são sérias preocupações globais e impulsionadores significativos da crise climática. Com o patrocínio contínuo da Coca-Cola, como o COI pretende honrar seu compromisso com o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas?

• Mirar nossa próxima geração. A exposição das crianças a um marketing generalizado de alimentos não saudáveis é um importante fator de risco para a obesidade infantil. Com o patrocínio contínuo da Coca-Cola, como o COI pretende honrar seu compromisso com o bem-estar e a saúde dos jovens?

Como líder do Movimento Olímpico e guardião de seus valores, o COI tem a responsabilidade de priorizar a saúde e o bem-estar das pessoas e do nosso planeta em detrimento dos interesses corporativos da Grande Indústria dos Refrigerantes.

Pedimos ao COI:

1. Encerrar o patrocínio Olímpico da Coca-Cola.

2.  Comprometer-se a não aceitar futuros patrocínios de corporações que prejudiquem a saúde pública e o meio ambiente.

3.  Aceitar patrocínios de corporações genuinamente alinhadas aos valores Olímpicos, como as que promovem saúde e sustentabilidade.

Ao expulsar a Grande Indústria dos Refrigerantes das Olimpíadas, o COI mostrará ao mundo que não está apenas comprometido em falar sobre esses valores, mas que está realmente empenhado a tornar o mundo um lugar melhor por meio dos esportes.

Atenciosamente,

PT
EN
ES
FR
⁠⁠ID
Sign the petition

A Big Refri patrocina nossas principais competições esportivas, equipes e atletas, por isso associamos suas bebidas açucaradas a momentos esportivos emocionantes e atletas queridos. Na realidade, suas bebidas açucaradas estão prejudicando a saúde das pessoas e do nosso planeta:

1. Contribuindo para o aumento da obesidade e taxas de diabetes tipo 2

Ler mais
Ler mais

2. Exigindo uma enorme quantidade de plástico para engarrafar produtos

Ler mais
Ler mais

3. Direcionando o marketing para crianças e adolescentes

Ler mais
Ler mais

A Coca-Cola, uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo, é a parceira mais antiga do Comitê Olímpico Internacional (COI), patrocinando todas as competições olímpicas desde 1928.  A associação do COI à Coca-Cola está afetando sua nobre visão de usar o esporte para construir um mundo melhor.

Faça parte da mudança, assine a petiçãoBaixar a ficha de informações

Ao expulsar a Big Refri dos Jogos Olímpicos, o Comité Olímpico Internacional demonstrará o seu empenho genuíno em melhorar o mundo através do esporte.

Organizations that have signed the petition

© 2024 KICK BIG SODA OUT OF SPORT.
All rights reserved.

Política de proteção de dados

© 2024 KICK BIG SODA OUT OF SPORT. All rights reserved.